segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Pare de olhar pra frente e olhe para o lado

Precisamos falar sobre um problema que se repete. Um mal que todos cometemos. Já cometi também, sofri por isso... fizeram comigo, e também sofri com isso... e talvez você também...

Abra seus olhos! Mas calma, não olhe só para frente. Não olhe só para o que você deseja e acredita ser melhor pra você. Olhe para o lado. Para o seu lado. Vai ver com certeza que alguém tá ali e você muitas vezes nem nota e principalmente não dá valor. E tá aí a merda!

Quantas vezes nessa vida você deixou de reconhecer as pessoas que realmente mereciam seu olhar? Quantas vezes em sua vida você viveu no egoísmo de achar que sabe o que quer e o que tá fazendo sem dar a mínima pra algumas pessoas... invisíveis, infelizmente por sua culpa.

Quantas vezes na vida idealizamos pessoas, olhamos lá na frente, aquela que você acha a coisa mais linda, a mais inteligente, a popular, a que você acha que é o que você quer, que é o que combina com você, que é o que uma pessoa importante como você, acha que realmente merece... e durante essa cegueira de idealização, você não olha para o lado... tá com a cabeça erguida demais pra frente... não consegue ver quem tá ali do lado...

Sabe aquela pessoa que tenta a todo custo te ver sorrir? Aquela que tá sempre pronta pra te ajudar. Aquela que talvez não seja a mais bonita, a mais inteligente... a sua idealização... Mas é aquela pessoa que te escuta... te procura... te quer bem... aquela invisível que quando você disse que gosta de suco de bacuri ou de uma música, e ela foi ouvir e nunca esqueceu... aquela que um dia você viu uma coisa que gostou, e foi lá e comprou pra você mostrando que repara no que diz, no que te importa...

E você nem notou... ocupado demais olhando para o que quer alcançar lá na frente... no futuro... e não presta atenção naquele cafuné nos cabelos que recebe nesse momento e acha chata a pessoa ser sua amiga demais... aquela quando o mundo parece que ta desabando na sua cabeça e ela ainda se oferece a segurar aquele pedaço de concreto que parece que vai te esmagar... e olha, ela seria capaz de te empurra pra longe e segurar sozinha, só para não desmanchar seu sorriso... ela prefere desmanchar o dela e não o seu...

Mas você notou? Viu os olhos dela quando ela te ver sorrir? Viu como até fazer nada com você ela valoriza? Viu as vezes que ela fingiu que não tava magoada ou triste só pra não estragar sua "vibe"? Você notou que alguma coisa que disse magoou? Notou o olhar triste dela alguma vez? Notou o deixa ela feliz? Notou se ela se arrumou mais hoje por que ia te ver? Se perguntou se ela deixou de fazer algo porque queria ficar livre para caso você aparecesse ou precisasse? Você parou pra notá-la? vê-la? Um segundo que seja? Mesmo no seu íntimo? 
Duvido. Temos a mania ridícula de nunca dar valor ao que temos, para dar valor àquilo que achamos que queremos, ao que achamos ser melhor. E deixamos de ver os tesouros que tem exatamente ali do lado.

Olhamos para os deuses e deusas que imaginamos e não vemos a beleza dos mortais que nos rodam. As vezes olhamos sim... quando de repente vem aquele pensamento "ué?! cadê aquela pessoa que estava aqui e fazia isso ou aquilo? Oxe! O que mudou? Oxe! Não mudei nada"... Exato! Deixamos de fazer, de ver, de valorizar... Não cometa esse erro. Vá por mim, é uma merda quando acontece... já estive dos dois lados e nos dois foi uma merda! Se sentir uma pessoa ingrata com alguém que já lhe fez muito, é um castigo pra vida toda, você não esquece... e pior... quando tá no lado oposto e você se sente o invisível, você além de se sentir triste pelo seu momento, ainda se sente merecedor pela merda que já fez também... então meus amigos, não tem pra onde, machuca nas duas versões e não passa...

Se eu pudesse ensinar as pessoas algo que aprendi nesses 32 anos de vida, é isso que eu queria ensinar: Valorize! Torne isso seu verbo, seu mantra! 
Dinheiro se acaba. Beleza também. Tesão, paixão... passa. Valor, é eterno! Valorize aquele "bom dia" dado com carinho! Valorize aquele amigo que te ligou sabendo que não tava legal e quis apenas dizer que vai passar, mesmo que sem jeito. Valorize quem tá do seu lado, quem realmente se importa com você. Com quem demonstra isso pra você, sem jogo, sem máscara. Valorize aquela pessoa chata que pergunta se você tá bem, muita gente tá tão preocupada com o próprio umbigo que nem reparou que você tá chateado.

Quem tá do teu lado mesmo sem ser visto, está porque quer, porque se importa com você, mesmo você ocupado olhando lá pra frente, mesmo você nem notando... consegue ver o valor disso? Você faria o mesmo? Se não... aí que você tem que valorizar mesmo, meu amigo.

Valorize!
Olhe para o seu lado! Olha quem tá lá e ainda não saiu, pode ser um amigo, um familiar, um amor, um caso sem importância (pra você), um vizinho, um porteiro, um amigo de infância, um primo, um chato (pra você) da turma, um ex, o atual, o futuro, o presente, o passado... um anjo... ou o "demônio" que te enche o saco porque pergunta demais.
Enxerga! Olha!
A perfeição não existe. A idealização é uma cegueira. E não seja injusto com a sorte que talvez a vida tenha te dado e você esteja sendo bobo demais de não ver...
Olha para o teu lado!!!

*(escrevi ouvindo: Vou te encontra do Paulo Miklos https://www.letras.mus.br/paulo-miklos/vou-te-encontrar/#radio:paulo-miklos)

Nenhum comentário: