quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Freud em minha vida!!!!

Freud em minha vida!!!!

Estou estudando para uma prova de psicologia da comunicação, e o assunto é Freud. Lendo aqui descobri que o assunto não é difícil, pois boa parte do que o cara diz eu já fiz ou faço até hoje.

Um caso recente em minha vida está mostrando isso, por exemplo: Freud fala em sublimação que é denominada como "defesa(dos instintos) bem sucedida", tipo, a gente tenta esconder os instintos através de atividades aceitáveis pela sociedade, quando eu quero bater em alguém de tanta raiva que sinto, eu bato na parede. Bom, isso não foi uma defesa tão BEM sucedida assim....

Freud trata de obstáculos ao crescimento como a ansiedade (essa eu tenho de sobra!), e suas situações: perda de um objeto desejado, perda de amor, perda de identidade e perda de auto-estima. Ponto para Freud ele acaba de acertar uma comigo!!!

Continuemos, agora estou lendo uma parte que trata de mecanismos de defesa (esse assunto me parece familiar!), "Geralmente quando não conseguimos obter algo que muito desejamos, que muito necessitamos, dizemos que nos sentimos frustrados" (Com certeza sim!). "Portanto, mecanismos de defesa é uma forma de defesa contra a ansiedade, deforma ou nega a própria situação".

É, aparentemente ele vai acertar de novo, mas vamos até o fim para ter certeza. Tipos de mecanismo de defesa:

Repressão "consiste em afastar determinada coisa do consciente" (já fiz um pouco isso, mas não por muito tempo, na verdade não consegui fazer isso. Fracassei na repressão!)

Negação "é a não aceitação da realidade de um fato que perturba o ego. É tentar enganar a si próprio" (Aaaahhh!!! já comecei a fazer isso várias vezes, mas tem uma pessoa acolá que sempre faz eu ter que admitir tudo e a negação vai pro espaço pra ele e pra mim!).

Racionalização "inventar explicações para justificar suas ações" (Fico dizendo que estou cansada e por isso chorei, mas eu na verdade estou triste e me importo com quem não se importa comigo!!! É, essa eu faço.

Formação reativa "esse mecanismo substitui comportamentos e sentimentos que são opostos ao desejo real; é uma inversão do desejo" (É, esse ai também faço, digo que não quero que chegue perto de mim quando na verdade é só o que eu mais quero).

Projeção "é o ato de atribuir a algo ou alguém qualidades e sentimentos que se originam em si próprio. Muitas vezes vemos nos outros defeitos que são nossos" (Opa!!! vacilou Freud!!! essa aí eu faço o contrário, me lasco muitas vezes porque quero que os outros ajam como eu ajo).

Isolamento "é o ato de dividir a situação de modo a restar pouca ou nenhuma reação emocional ligada ao acontecimento" (Vacilou de novo!!! ou eu vacilei? Eu até tento fazer o tal de isolamento, mas acabo sempre lá, no acontecimento e do teu lado, putz!!!).

Regressão "é um modo de aliviar a ansiedade fugindo do pensamento realístico para comportamentos que, em anos anteriores, reduziram a ansiedade" (um isso eu não sei se faço, sou ansiosa demais, acho que nada me acalma não).

Resultado final: ele errou nessa comigo ou eu não entro nas idéias de Freud.

Aprendi o assunto pra prova, mas:
MEU CASO NEM FREUD EXPLICA!!!!

Nenhum comentário: